Pelé, 83 anos

O futebol homenageia nesta segunda-feira (23) o maior atleta de todos os tempos. O Rei do Futebol celebraria 83 anos hoje.

Eleito Atleta do Século 20, a Majestade da bola é o único jogador na história que venceu três vezes a Copa do Mundo (1958, 1962 e 1970). Pelé entrou para a história do esporte pelos feitos fantásticos realizados com as camisas da Seleção Brasileira, do Santos e do Cosmos.

“O futebol está em festa nesta segunda-feira. O aniversário do Pelé deveria ser feriado mundial para todos os fãs do futebol em homenagem ao maior atleta de todos os tempos. Infelizmente, este é o primeiro ano que vamos celebrar essa data sem o Pelé, mas o dia não pode ser de tristeza. Esta segunda-feira será mais um dia para celebrar a genialidade do Pelé, o maior ídolo do futebol mundial”, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues

Pelé admirando a Taça Jules Rimet

MAIOR DE TODOS OS TEMPOS

Revelado pelo Santos um ano antes do Mundial da Suécia, Pelé assumiu o trono do futebol logo em sua primeira Copa do Mundo em 1958 aos 17 anos de idade. Com seis gols marcados, o Rei foi fundamental na conquista do Mundial e deu início a um reinado jamais visto no futebol.

A Majestade voltou a levantar as taças em 1962, no Chile, e 1970, no México. Pelo Santos, o camisa 10 também fez história e levou o alvinegro praiano a se tornar um dos principais clubes do futebol mundial.

Pelé, 83 anos

Em 1971, Pelé se despediu da Seleção Brasileira, mas jamais deixou de ser a figura do futebol brasileiro e mundial. Até hoje, ele é dono do recorde de gols ao marcar 1281 tentos na carreira.

Em 2020, o eterno camisa 10 foi homenageado pela CBF com a produção de uma estátua do Rei, que está exposta no Museu da Seleção Brasileira, na sede da CBF, no Rio.

Estátua de Pelé no Museu da CBF

CULTURA POP

Com seu lances geniais, o Rei também transformou o futebol em uma plataforma global de socialização e marketing.

Xem thêm:  Camino de Chili

O astro nascido em Três Corações (MG) foi símbolo da cultura pop e colocou o Brasil no mais alto cenário artístico internacional. Filmes, músicas, exposições de arte. Em todas as áreas, ele transitou com maestria e reverência das pessoas que estavam ao seu redor.

Pelé em ação no Maracanã

LEGADO REVERENCIADO

Desde a morte de Pelé em dezembro, a CBF realiza uma série de ações reverenciando o legado do ídolo. Ele foi o grande homenageado na Supercopa, competição que abriu a temporada do futebol nacional. A entidade também homenageou o ex-jogador na abertura das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, e na primeira partida da Seleção principal neste ano. Na ocasião, todos os atletas vestiram a camisa com o nome de Pelé gravado logo abaixo do número de cada atleta. Todas as homenagens foram idealizadas pelo presidente Ednaldo Rodrigues.

“A CBF vai sempre reverenciaro legado do nosso Rei. O Pelé é o maior jogador de todos os tempos e merece ser lembrado eternamente pela CBF.Vamos trabalhar sempre para preservar a sua história e perpetuar o seu legado”, disse o Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues,

Filhas de Pelé e o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, durante homenagem ao ídolo na final da Supercopa do Brasil em janeiro em Brasília

Fachada da sede da CBF estampa homenagem ao ídolo dias após a morte de Pelé

hong-bao
Bônus de até $
+120 GANHE ATÉ
Quero Bônus
+300
+500
+1200
+100
+750
$
APOSTAR AGORA R$500 GANHAR BÔNUS